quinta-feira, 18 de abril de 2013

Prata de lei ou banho de prata? Você sabe identifica-los?

A origem da prata é indo-européia e desde os tempos antigos até os dias atuais é sinônimo de requinte e bom gosto, tendo apreciadores no mundo inteiro.Porém ao falar em prata ou ao garimpar peças feitas a partir desse metal, a dúvida quanto a sua autenticidade é uma constante.

A maior parte da prata é um subproduto da mineração e do chumbo e está frequentemente associada ao cobre. As graduações encontradas nos objetos de prata indicam o grau de pureza do material, quanto maior for o número da graduação maior o teor de pureza da prata que em seu estado natural é de 999 ou 1000.

A partir de 80% de pureza a prata é chamada de lei, expressão que tem origem numa lei portuguesa do século XV, promulgada na tentativa de regulamentar a manufatura de prata. A prata de lei pura não permite o feitio de nenhum outro tipo de peça senão uma barra de metal, isso acontece por que sem a liga de metal a peça de prata de lei não consegue forma.

As peças de lei, normalmente, possuem um timbre numérico e um símbolo, o que indica que está é de lei, sua origem e também a porcentagem de metal misturado. Só é possível considerar prata de lei até no máximo a graduação 500 e mesmo assim considera-se meia prata, abaixo dessa numeração a peça é considerada banhada.

As peças banhadas não possuem o timbre e normalmente quando expostas à maresia costuma empretecer. Caso a manutenção não seja constante será necessário um novo banho para recupera-la. Muitas dessas peças levam um banho de ouro chamado de vermeil, para protege-las da oxidação.

Jarra de Prata de Lei Portuguesa - disponível na Mercato Art.

Nenhum comentário:

Postar um comentário