quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O Surrealismo na fotografia de Francis Pacheco

Quando se iniciou a era da fotografia no século XIX (do grego - desenhar com luz), intensificou-se o debate sobre a mimese, principalmente em relação à pintura. Adquiriu identidade e foi se tornando mais denunciadora que a pintura à medida que saiu do estúdio e congelou o movimento do mundo em situações por vezes inimagináveis ao olho humano.

“Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração”. — Henri Cartier-Bresson.

Francis Pacheco é graduada pela UDESC, com ênfase em Design Gráfico e Fotografia. Concluiu o curso de Imagens Fotográficas em Londres e atualmente desenvolve projetos no seu atelier em Florianópolis, além de integrar o setor de Arte Pública do IPUF.

Com inspiração surrealista, sua obra fotográfica explora uma composição de imagens desconexas da realidade, unindo-as em uma verdade paralela, particular, imaginária. A experimentação da luz, da técnica fotográfica, do ângulo, tudo isto pode causar curiosas correspondências que deslocam o sentido do real, aproximando a fotografia e o pressuposto do surrealismo. Na Mercato Art em exposição, entre outras, as suas incríveis obras:





Photography, Francis Pacheco©.


Nenhum comentário:

Postar um comentário