sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Antiguidades: Provoque a memória - provoque a emoção


Objetos antigos sempre carregam uma carga de história. O envolvimento pode ocorrer de forma mais emocional ou apenas como uma curiosidade técnica. A simples presença do objeto no ambiente já evoca a sua funcionalidade (ou a falta dela), e também seu deslocamento no tempo e claro, no espaço. 

O que se pode dizer de um extintor de incêndio de cobre antigo que, embora muito interessante esteticamente (e de nome EGO - Freud adoraria), já não funciona para o fim a que foi produzido? Com esta pergunta, lembramos de uma corrente artística que se chama Ready-made, termo criado por Marcel Duchamp para designar um tipo de objeto de uso cotidiano, produzido em massa, selecionado sem critério estético para exposição. Ao retirá-lo de seu contexto original e expô-lo como arte, realizava uma crítica radical ao sistema da arte nos efervescentes anos 1912 -1920.

 Bem, nossa pergunta permanece no ar, enfim, arte é questionamento, provocação, reflexão. Arte também é história do pensamento humano, suas realizações, sua busca por significado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário