segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Livros e Imprensa


E por falar em livros, há um assunto importante sobre o comportamento da população brasileira em relação à leitura, que pode estar relacionado à chegada tardia da imprensa no Brasil, segundo alguns autores.

Um pouco de história: A Gazeta do Rio de Janeiro foi o primeiro periódico impresso no Brasil, com a instalação do primeiro prelo em 13-05-1808/RJ. Assim foi criada a Imprensa Régia por Dom João VI, para comunicações da Coroa aos súditos do Brasil e Portugal. Com esta necessidade política simples, desabou a censura inquisitorial da Igreja sobre Portugal, atuante desde 1536. 272 anos de silêncio e ignorância, deixando marcas profundas até hoje sentidas em nossa cultura e instituições. 


Na época destas primeiras impressões, os tipos eram armazenados em armários de madeira cheios de gavetinhas. Armário restaurado em perobinha do campo, para armazenamento de tipos móveis utilizados na composição manual, a base da tipografia e artes gráficas em séculos passados. Hoje pode abrigar coleções de moedas, gravuras, selos, etc. Na Mercato Art. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário