A arte sacra foi a primeira manifestação artistica do Brasil colonial. Predominantemente barroco, o estilo dessa época foi bem representado pelos mineiros, que foram destaque na América e reconhecidos mundialmente, Atahide e Aleijadinho fizeram por si.
A arte sacra popular não apresenta formas lapidadas, diferente das clássicas que revelam artistas de talento impressionante.
A Arte sacra está impregnada de caracteristicas semelhantes a arte religiosa porém essas não se confundem uma vez que a arte sacra advém do culto sagrado, sua intenção é despertar nos fieis emoções da visão do paraíso na terra. Não há importância no significado estetico, a importancia fica por conta da capacidade da obra em elevar os sentimentos de quem as contempla, simbolo do misterio divino.
A igreja sempre abrigou em seu nucleo as manifestações artísticas e possui rigorosos critérios de seleção destas.Quem regula sobre todo esse ramo é o código de direito canônico, que abrange a regulamentação quanto a construção de igrejas, imagens permitidas, objetos de liturgia, sacrários aceitos e a manutenção desse patrimônio artistico. O que basicamente consiste que acima das preferencias do artista estão os interesses da comunidade cristã.
Peças Sacras de origem Bahiana e Pernambucana - Na Mercato Art
Nenhum comentário:
Postar um comentário